Aprenda as melhores dicas de ouro valiosas para plantio de orquídeas
A maioria das orquídeas cultivadas são nativas dos trópicos. Em seu habitat natural, eles se prendem à casca das árvores ou à superfície de outras plantas. Suas raízes grossas e brancas são especialmente adaptadas para absorver umidade e nutrientes dissolvidos. Como essas orquídeas tropicais geralmente crescem no alto das árvores, e não no chão da floresta, elas estão acostumadas a uma boa circulação de ar e muita luz. Eles preferem um dia de 12 horas, durante todo o ano, e exigem uma alta intensidade de luz - quase o mesmo que as condições do meio do verão em regiões temperadas.
Orquídeas são difíceis de cultivar? Muitos deles são. Na verdade, algumas são quase impossíveis de manter vivas, muito menos de florescer, mesmo para cultivadores profissionais. Mas existem dezenas de variedades de orquídeas e centenas de híbridos que crescem perfeitamente bem em uma janela ensolarada ou sob luzes .
Para obter o melhor sucesso, comece escolhendo uma das variedades menos exigentes que se adapta ao tipo de condições de crescimento que você pode fornecer. Compre a planta mais madura que puder (plantas jovens são muito mais difíceis de agradar) e, se possível, compre-a em flor, para saber o que está buscando.
Como as orquídeas crescem
As orquídeas são geralmente agrupadas em duas grandes categorias que caracterizam seus hábitos de crescimento. As orquídeas monopodiais têm um caule único e vertical, com folhas dispostas opostas umas às outras ao longo do caule. O caule da flor aparece na base das folhas superiores. As orquídeas com esse hábito de crescimento incluem as phalaenopsis e as vandas.
O hábito de crescimento mais comum é o simpodial. Essas orquídeas crescem horizontalmente, lançando novos brotos do antigo rizoma. Folhas e escapos de flores se formam no topo dos novos brotos. Muitas orquídeas simpodiais formam pseudobulbos, que são brotos inchados que armazenam água e nutrientes para ajudar a planta a sobreviver a períodos de seca prolongada. Orquídeas simpodiais incluem Cattleya, Cymbidium, Oncidium e Dendrobium.
As orquídeas também podem ser classificadas por seu habitat nativo, o que dá uma indicação dos níveis de temperatura, umidade e luz de sua preferência. Orquídeas nativas dos trópicos úmidos, como phalaenopsis e paphiopedilum, preferem temperaturas diurnas de 73° a 85°F, com 80 a 90% de umidade. Eles ficam mais felizes em uma janela leste ou sudeste, onde a luz não é muito intensa.
Orquídeas de clima quente, incluindo cymbidiums e dendrobiums, estão acostumadas a uma temperatura média de 55° a 70°F, um suprimento constante de umidade e boa circulação de ar. Eles geralmente ficam felizes em uma janela voltada para o sul, embora possam precisar de um pouco de sombreamento durante o alto verão.
Cattleyas e alguns oncídios crescem onde os dias são secos e relativamente frescos. Eles são capazes de tolerar uma longa estação seca com temperaturas de 80° ou 90°F, seguida por uma distinta estação chuvosa. Sua necessidade de luz é alta, então eles devem ser colocados em uma janela ensolarada voltada para o sul.
Orquídeas de grande altitude, como masdevallia e epidendrum, crescem nas florestas nubladas, onde as temperaturas médias são de 60° a 70°F e a umidade é muito alta. Essas orquídeas preferem luz filtrada que não seja muito intensa.
Cuidando de orquídeas
Com 30.000 espécies diferentes de orquídeas, é impossível dar instruções gerais de cuidados e cultivo. No entanto, a aparência de uma orquídea pode fornecer pistas sobre suas preferências por luz, água e meio de cultivo.
Se a planta tiver poucas folhas ou folhas coriáceas (como a maioria das Cattleyas e Oncidiums), é provável que ela precise de um ambiente com muita luz. Se as folhas forem macias e flácidas (como algumas phalaenopsis e a maioria dos paphiopedilum), as plantas provavelmente são muito sensíveis à luz e não devem ser colocadas em uma janela ensolarada voltada para o sul.
Se a orquídea tiver pseudobulbos gordos, ela deve ser regada com moderação e deve ser cultivada em pedaços grossos de casca ou rocha de lava. Se a orquídea não tiver pseudobulbos, pode exigir rega mais frequente ou deve ser cultivada em um meio de cultivo que retenha mais umidade, como o musgo esfagno.
Luz
Como regra geral, as orquídeas são plantas famintas por luz. Para melhores resultados, eles devem receber de 12 a 14 horas de luz por dia, o ano todo. Num ambiente tropical, a duração e a intensidade da luz natural não variam como nos climas temperados. Por esse motivo, pode ser necessário mover suas orquídeas e complementar com luz artificial para mantê-las felizes durante os meses de inverno.
As janelas voltadas para o sul e para o leste são geralmente o melhor local para as orquídeas. As janelas do oeste podem ser muito quentes e as do norte geralmente são muito escuras. Se você não tiver uma boa localização de janela para suas orquídeas, elas ficarão perfeitamente felizes crescendo sob luzes artificiais. As orquídeas devem ser posicionadas a não mais de 6 a 8 polegadas de distância de um conjunto de lâmpadas fluorescentes de 4 pés. As opiniões variam quanto aos benefícios das lâmpadas brancas frias, brancas quentes e de cultivo. As novas lâmpadas de espectro total são provavelmente a melhor escolha geral. Algumas orquídeas com requisitos de luz muito altos, como vandas e cymbidiums, podem precisar de iluminação de descarga de alta intensidade para florescer. Para obter mais informações, leia Crescendo sob luzes .
Fertilizante
Meios de cultivo de orquídeas fornecem muito poucos nutrientes, então as orquídeas devem ser fertilizadas para sustentar o crescimento saudável. Use um fertilizante líquido e dilua-o mais do que faria com outras plantas. Os fertilizantes só devem ser aplicados quando as plantas estão em crescimento ativo. Isso significa que a maioria das orquídeas não deve ser fertilizada no meio do inverno ou logo após serem replantadas. Muitos produtores usam um fertilizante 30-10-10, embora outros prefiram 10-10-10 ou 10-10-30. Borrifar suas orquídeas com emulsão de peixe ou extratos de algas marinhas fornecerá micronutrientes.
Envasamento e Reenvasamento
As orquídeas geralmente ficam mais felizes em um vaso relativamente pequeno. Os vasos de plástico são os preferidos porque, quando é hora de replantar, as raízes podem ser destacadas com mais facilidade ou os vasos podem ser simplesmente cortados. Para garantir uma boa drenagem, você pode encher uma ou duas polegadas do fundo da panela com “amendoins” de espuma. Pendure a orquídea sobre o vaso e gradualmente encha o vaso com pedaços de casca de abeto ou qualquer outro meio de cultivo que estiver usando. A copa da planta deve ficar um pouco abaixo do topo do vaso. Às vezes é útil usar um pouco de arame para prender a planta até que suas raízes se estabeleçam.
Algumas orquídeas devem ser replantadas todos os anos. Outros podem ser felizes no mesmo pote por sete ou mais anos. Como regra geral, não repotencie sua orquídea, a menos que seja necessário. As orquídeas se ressentem de serem perturbadas. Envasar novamente se o meio de cultivo começar a quebrar o suficiente para reduzir a aeração; se as raízes estiverem se espalhando bem além do vaso; ou se um novo crescimento desequilibrou a planta.
Propagação
Propagar orquídeas a partir de sementes é bastante difícil. Ao contrário das sementes de outras plantas, as sementes de orquídea não contêm tecidos de armazenamento nutricional. Para crescer, a semente deve pousar onde encontrará um tipo específico de fungo que pode penetrar em seu sistema radicular e converter nutrientes em uma forma utilizável. Para superar as adversidades, uma cápsula de semente de orquídea normalmente libera milhões de sementes microscópicas, que podem ser transportadas a centenas de quilômetros da planta-mãe.
Para propagar orquídeas a partir de sementes, você deve trabalhar em condições estéreis. As sementes devem ser cultivadas em uma substância gelatinosa que contém nutrientes e hormônios de crescimento. Você também deve ser muito paciente. As primeiras folhas demoram meses para se desenvolver e, mesmo assim, só serão visíveis com uma lupa. As raízes aparecem ainda mais tarde. Levará pelo menos três e possivelmente até oito anos antes de você ver uma flor.
É muito mais fácil propagar orquídeas por divisão. Mas lembre-se de que dividir uma planta significa abandonar as flores por pelo menos um ano. Além disso, quanto maior a planta da orquídea, mais flores ela produzirá. Divisões pequenas levam muitos anos para amadurecer.
curiosidades sobre orquídeas
Ao contrário de outras plantas e animais, as orquídeas podem produzir híbridos entre espécies e também entre gêneros relacionados. Isso permite um número impressionante de híbridos e é a razão dos nomes muito complexos dados à maioria das orquídeas.
- A maioria das orquídeas floresce uma vez por ano, mas se estiverem realmente felizes, podem florescer com mais frequência. Se você quer uma orquídea que floresça durante uma determinada estação, a melhor aposta é comprar uma planta que esteja florescendo naquela época.
- Quando uma orquídea floresce, geralmente permanece em flor por seis a dez semanas.
- As orquídeas se ressentem do repotting e geralmente não florescem por pelo menos um ano depois de terem sido perturbadas. Se possível, compre suas orquídeas em vasos, em vez de raiz nua.
Variedades fáceis de orquídeas para iniciantes
- Cattleya: Luz alta; 55 a 90 graus F; 40 a 80% de umidade; alternar úmido e seco; casca grossa de abeto.
- Phalaenopsis: Luz brilhante; 65 a 85 graus F; 40 a 70% de umidade; não deixe secar; casca de abeto média.
- Paphiopedilum: Luz brilhante; 50 a 80 graus F, dependendo da variedade; 40 a 60% de umidade; umidade contínua; casca ou mistura de musgo fofo.

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
0 Comentários